sexta-feira, 25 de abril de 2008

XEN - Virtualização

Bom vou tentar comentar sobre virtualização!

Assunto este que vem sendo imensamente comentado e esta na "moda", virtualizar Servidores, além da praticidade de se ter VM's [ Virtual Machines ] tambem temos a vantagem da economia de espaço e energia.
Esta onda de informações falando sobre economia de materia-prima da natureza denomina-se [se não me engano] TI Verde. dando a ideia da preservação da natureza!

Quando falamos de virtualização a palavra que nos esta diretamente ligada é VMWARE.

VMWare é um software que cria maquinas virtuais em uma unica maquina, tem sido amplamente divulgado pela Dell [um dos maiores fabricantes de computadores] e que agora tambem ganhou as graças da Microsoft.

Ainda existe um outro software concorrente chamado XEN, e deste software que vou falar desta vez:
HISTORIA DO XEN
O Xen é uma plataforma de virtualização livre para as arquiteturas x86, x86-64, IA-32, IA-64 e PowerPC. Distingue-se do VMware por rodar mais próximo do hardware (ring 0). Ele permite que se rode vários sistemas operacionais em um mesmo hardware ao mesmo tempo.
Xen foi originalmente como um projeto de pesquisa na Universidade de Cambridge, liderado por Ian Pratt, fundador da XenSource, Inc. Em 15 de agosto de 2007, a XenSource foi adquirida pela Citrix System Inc. pelo valor de 500 milhões de Dolares. A Citrix agora suporta o desenvolvimento do projeto open source e vende tambêm uma versão "empresarial" do software. O primeiro lançamento público do Xen foi disponibilizado em 2003.

Proxima postagem falarei sobre instalação e forma de gerenciamento em SO


IgorCasalecchi

Um comentário:

Victor disse...

Entao esse negocio de virtualização compensa mesmo!
Mas, vale lembrar que é nescessario uma licença de Windows (ou windows server) para cada virtualização.
Segundo consta no EULA(contrato do windows) no item: MULTIPLEXAÇÃO
para acharem o eula no pcs de vcs:
Windows XP: eula.rtf
Windows Vista: license.rtf

Abracos
Victor Abelha
Microsoft Brasil